contato@rodrigogoes.com

(21) 2612-1924 / (21) 2704-1778

seg a sex. 7 às 18

contato@rodrigogoes.com

(21) 2612-1924 / (21) 2704-1778

seg a sex. 7 às 18

Artigos

Ao mesmo tempo em que os atletas se formam heróis, com grandes vitórias que serão eternizadas, existe também um vilão, chamado lesão.
O número de esportes praticados no mar, em lagos ou rios cresce a cada dia com esportistas aventureiros em busca de adrenalina e velocidade.
Uma queixa muito frequente no consultório de um cirurgião de joelho ou ortopedista pediátrico diz respeito à aflição dos pais quanto ao alinhamento dos membros inferiores dos seus filhos
No passado, os pacientes que apresentavam quadro de dor no joelho, colocava-se a culpa nos meniscos. Chamavam de “doença do menisco” e indicava-se a cirurgia para “extração” do menisco lesionado por inteiro.
Como toda doença degenerativa, ela se instala de forma insidiosa e progressiva, fazendo com que o paciente se sinta cada vez mais limitado, com redu-ção da autonomia e qualidade de vida.
Como todos vocês sabem, destinei toda minha vida ao esporte, inicialmente como atleta, depois como torcedor curioso e estudioso e agora como médico do esporte.
Nas últimas décadas, o desenvolvimento dos calçados esportivos vêm sendo uma das mais significantes contribuições da tecnologia e indústria para o mundo esportivo.
O esporte que mais cresce atualmente no mundo, e que cada vez tem mais adeptos e praticantes, as Artes Marciais Mistas (do inglês, Mixed Martial Arts – MMA) é um esporte com alto risco para lesões.
Atualmente em meu consultório, uma das queixas mais comuns entre os esportistas, especialmente os corredores, sejam eles amadores ou profissionais é a dor na perna (abaixo do joelho) e que piora com as corridas.
A presença das mulheres em atividades esportivas é um fato cada vez mais frequente. Atualmente elas não se resumem a academia de musculação e ginástica localizada.
A pubalgia se caracteriza pela presença de dor, na região baixa do abdômen e na virilha. Descrita pela primeira vez em um atleta de Esgrima, se popularizou em 1983, quando Willey descreveu o primeiro caso em atleta de futebol
Imagine um exercício em que você utiliza a força, equilíbrio e controle do seu próprio peso, que respeita os seus limites de segurança (estando associado a um baixo índice de lesões),
O tênis é um esporte que requer concentração, coordenação, agilidade e habilidade específica, além de uma relação direta entre a performance e o condicionamento físico e potência
Um movimento com base social em prol do desenvolvimento do Homem e da compreensão universal através do esporte, o Movimento Olímpico celebra a paz e incentiva o respeito mútuo entre as pessoas.
Moramos em um país tropical, onde prevalecem os esportes praticados na areia da praia ou no mar, como o vôlei de praia, futevôlei beach soccer, surfe, corridas no calçadão entre tantos outros…

ESPECIALIDADES

Cirurgia do Joelho

Especialista em Cirurgia do Joelho desde 2006, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Tem na sua prática diária a realização de tratamentos e procedimentos cirúrgicos na articulação do joelho, com os mais diversos graus de gravidade e complexidade.

Lesões Esportivas

Especialista em Traumatologia Esportiva e Pós-Graduado em Medicina do Esporte e do Exercício, é membro atuante e um dos Coordenadores da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) no Rio de Janeiro. Está diretamente envolvido com futebol, onde atuou por 11 anos entre 2000 e 2012, e diversas modalidades esportivas nas Missões que esteve presente com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), de 2011 a 2016. Vêm desenvolvendo muitas pesquisas sobre o tema, no centro de Trauma do Esporte do INTO.

Transplante de Menisco

É o Coordenador e responsável técnico pelo Programa de Transplante Musculoesquelético do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN). Os Transplantes são procedimentos que vêm ganhando cada vez mais força e frequência no nosso meio, especialmente em casos cirúrgicos de alta complexidade. São uma ótima alternativa para Síndrome pós-Meniscectomia, grandes lesões osteocondrais (Cartilagem) e lesões multiligamentares e/ou cirurgias de Revisão.

Pubalgia

Visitou os principais Serviços do Mundo especializados no diagnóstico e tratamento desta patologia que é cada vez mais prevalente nos esportistas e atletas. A Pubalgia se caracteriza pela presença de dor na região baixa do abdômen, adutora e virilha e que se acentua com a prática esportiva. Têm característica progressiva e tendência a cronicidade quando não diagnosticada e tratada corretamente.

O Menisco - Da Avaliação e Lesão ao Transplante

A obra tem como público-alvo estudantes, residentes, ortopedistas e especialistas que buscam maior conhecimento sobre o menisco, sendo uma valiosa fonte de consulta, baseada na literatura científica atual e na experiência clínica dos autores convidados.

Rua Coronel Moreira César, 160 / Sala 1106 – Icaraí – Niterói

Centro Médico Shopping da Gávea: Rua Marquês de São Vicente, 52 – 5º Piso / Sala 521

consultoriorodrigogoes@gmail.com / contato@rodrigogoes.com

 

OUTROS PROJETOS